Jota.pê
João Paulo Gomes da Silva, mais conhecido como Jota.pê (Osasco, 14 de fevereiro de 1993), é um cantor e compositor brasileiro [1].
Com seus recém completados 6 anos de carreira, o artista ficou mais conhecido nos palcos musicais após sua participação na 6º temporada do programa The Voice Brasil [2].
Após seu primeiro álbum lançado em 2015, Jota.pê lançou uma sequência de singles, e um EP que teve sua conclusão neste ano.
Também foi indicado ao Grammy Latino 2021 na categoria melhor álbum de samba/pagode [3], através de seu mais recente projeto musical, o Duo ÀVUÀ.
Vida Pessoal
Família
Nascido em família com fortes laços musicais, desde cedo teve algumas figuras representativas na arte dos sons, como seu avô, violonista de 7 cordas, que tocou choro durante toda a vida; seu tio maestro; e seu pai que abriu até show dos Originais do Samba, além dos músicos casuais que participavam das festas em família.
Primeiros anos
Durante os seus primeiros anos de vida, entre idas e vindas a São Paulo, se mudou algumas vezes de estado por conta do trabalho do pai, morando em Salvador, Rio de Janeiro, Fortaleza. Aos 8 anos passou a ter aulas de violão, seu primeiro instrumento musical. Na transição para adolescência, já tinha iniciado um contato com a percussão.
Trajetória Profissional
Seu primeiro emprego de carteira assinada foi aos 14 anos, como jovem aprendiz em uma fábrica de Cajón, do Pithy Cajonero, em São Paulo. Em 2010 e 2011, fez Ensino Médio Técnico de TI, no ITB, curso que lhe proporcionou uma indicação para trabalhar na IBM, onde seguiu pelos próximos anos. Posteriormente, também trabalhou em gráfica, produtora de vídeo e deu aulas de edição de vídeo e fotografia.
Além da própria carreira, desde 2019, o artista mantém o trabalho de compositor para campanhas publicitárias no estúdio DaHouse Audio, localizado na Vila Madalena.
Formação
Estudou durante 2 anos design digital, no qual seu trabalho de conclusão de período foi sobre Adoniran Barbosa;
No curso de publicidade, também permaneceu por 2 anos;
Cursou o primeiro ano do curso técnico em canto popular, na Etec de Artes, que abandonou por conflitos de agenda no período de participação no The Voice Brasil.
Carreira
Primeiros trabalhos
Aos seus 14 anos tocava percussão na banda do Pithy Cajonero, seu então chefe como aprendiz. Durante a adolescência, com 16 anos, o artista começava a compor, e montou sua primeira banda autoral, Miscelânia. Após muito ensaiar, a primeira apresentação aberta ao público aconteceu em um bar de Osasco, na qual toda a plateia foi composta por amigos e conhecidos, e ao final, a banda não recebeu nenhum cachê.
Em determinado momento, quando a banda passou a ensaiar e gravar músicas em estúdio, constantes desencontros na formação levariam o artista a tomar a decisão de deixar a carreira artística
Retomada
Jota.pê já não tinha mais banda, quando o dono do estúdio o incentivou nesse momento convidando para a gravação do que mais tarde seria o seu primeiro disco “Crônicas de um Sonhador”. O profissional se prontificou a conseguir músicos para o acompanhar este trabalho. Também neste mesmo dia, uma conversa com Fernando Anitelli da banda O Teatro Mágico, sobre as dificuldades da carreira musical, viria a mudar sua visão do artista sobre seguir o caminho musical.
Gravação do primeiro álbum
Para o cantor, sua carreira se inicia no dia 21 de novembro de 2015, quando, oficialmente, lança seu primeiro álbum.
A gravação aconteceu ao mesmo tempo em que o artista mantinha seu emprego na área de TI, e a transição entre os cursos superiores que fazia na época.
Ao todo, o trabalho demorou 2 anos para se concretizar, com início em 2013 e finalização em 2015, tanto por dificuldades financeiras, quanto por conciliação com essas outras atividades.
Relação com outros artistas
Em 2015, durante o processo de gravação de seu primeiro álbum, conheceu a cantora Nina Oliveira, que o apresentou a outros artistas da cena autoral da cidade de Guarulhos, e que também o apresentou à Escola Técnica de Artes (ETEC de Artes), que viria a trazer novos laços musicais ao artista, e o seu autoconhecimento sobre voz e possibilidades artísticas.
Durante o curso, também conheceu a cantora Bruna Black, que hoje é sua parceira no Duo ÀVUÀ.
The Voice Brasil – 6ª temporada
Em 2017, o cantor enviou um vídeo de celular cantando “Zé do Caroço” [4], sem muitas expectativas, pois acreditava que fosse um jogo de cartas marcadas. Algum tempo depois, recebeu emails pedindo a confirmação da sua participação. Após o teste inicial em São Paulo, cantando “Sampa” de Caetano Veloso, o artista foi escolhido por Lulu Santos para seguir na competição.
Já no Rio de Janeiro, nas etapas seguintes, Jota.pê apresentou outras canções: “Partido Alto” de Chico Buarque, durante a fase “Tira-Teima”, onde quatro candidatos de cada equipe se apresentavam; “Nanã” de Moacir Santos [5] , durante a etapa de “Batalhas”; e sua última participação no programa foi interpretando a canção “Asa” de Djavan, durante a “Batalha dos Técnicos”.
Estilo musical
Definição
De acordo com a definição do próprio artista, sua obra se enquadra dentro do gênero MPB, pela liberdade de transitar por outros estilos musicais. A afirmação se concretiza no decorrer de suas composições, através de influências diversas que compõem seu repertório. Rock, Reggae, Samba, Claves percussivas de matrizes africanas, entre outras tantas possibilidades que se misturam.
Influências
Tem como grande referência o cantor alagoano, Djavan. No seu primeiro contato com a Música Popular Brasileira, esse foi o artista que mais lhe chamou atenção, pela complexidade de suas músicas. “Samurai” foi a primeira canção que conseguiu tocar no violão. Além disso, artistas consagrados da música brasileira, como Gilberto Gil, Lenine, Caetano Veloso, Charlie Brown Jr e Cássia Eller, dividem essa mesma ligação.
Jota.pê considera ter também uma grande influência dos artistas da nova geração, como Nina Oliveira, Anna Tréa, Yasmin Olí, 5 a seco, Dani Black, Amaro, Mayra Andrade e Theodoro Nagô.
Garoa
O EP surge em momento de amadurecimento do artista [6], na busca pela consolidação de sua sonoridade e identidade. Tem como fio condutor a ideia de “fôlego”, e convida o ouvinte a uma reflexão sobre a relação entre dificuldade e força. A canção que dá nome ao trabalho [7], tem como inspiração o documentário Human, baseado, especificamente, no relato de dois personagens: Maria Lindalva, uma mulher humilde do interior do Ceará, e Pepe Mujica Ex-Presidente do Uruguai.
Este trabalho teve início em 2019, com o single Errata Perfeita, e tendo seu fechamento em 2021, com o single Um Cafuné a Domicílio [8].
Formação da banda
A banda que materializa o trabalho autoral do artista, é formada pelos três músicos: Jota.pê (violão e voz), Marcelo Mariano (baixo) e Kabé Pinheiro (bateria e percussão).
A formação veio através da idealização de Jota.pê justamente atrás de novas sonoridades, e o encontro de uma identidade musical. Após um primeiro contato entre o cantor e o percussionista, a junção dos três artistas se deu por intermédio de Kabé. O primeiro show do grupo ocorreu em 2017 no centro cultural Estrella Galicia Estação Rio Verde.
Discografia
Todas as músicas foram gravadas de maneira independente, dispondo de recursos do próprio artista, sem intervenção de gravadora, ou qualquer contrato vigente. Desta forma, a Dorsal Musik está presente nos trabalhos mais recentes apenas como selo.
Álbum:
2015 - Crônicas de um Sonhador
Singles:
2017 - Moça Sorria
2017 – Lenda
2019 - Errata Perfeita
2019 - Te vejo em dezembro
2020 - No mundo
2020 – Zero [9]
EP:
2021 - Garoa
Participações
Duo ÀVUÀ
Singles:
2021 – Abrigo
2021 - Te encontrar
EP:
2020 - Onze (músicas inéditas de Adoniran Barbosa) - gravado durante a pandemia e concorrendo ao Grammy [10].
Referências
- Entrevista concedida ao projeto WikiAfro em 14 de outubro de 2021.
- 'The Voice Brasil': conheça o participante Jota.Pê. Consultado em 01 de dezembro de 2021.
- Grammy Latino 2021: Confira a lista completa de indicados. Consultado em 01 de dezembro de 2021.
- Nota Jota.Pê Gshow. Consultado em 11 de novembro de 2021.
- Ensaio de Jota.Pê e Nãnan Matos Gshow. Consultado em 11 de novembro de 2021.
- Entrevista ao portal Alma Preta. Consultado em 08 de novembro de 2021.
- Entrevista ao portal Tenho mais discos que amigos. Consultado em 11 de novembro de 2021.
- Jota.Pê apresenta Garoa com Kabé Pinheiro e Marcelo Mariano. Consultado em 11 de novembro de 2021.
- Jota.Pê lança versão acústica de Liniker portal Notícia Preta. Consultado em 12 de outubro de 2021.